Login

  Email:
  
  Senha:    
         Esqueceu a sua senha?   Cadastre-se Aqui

Menu

Início

Imagens

Como chegar

Eventos

Hotéis

Pousadas

Albergues

Bares

Restaurantes

Praias

Imobiliárias

Agências de Viagem

Bancos

Hospitais e Clínicas.

Telefônes Úteis

Cadastro

Termos de Uso e Privacidade

CONTATO

 

Main Informações

   Notícia
   Mergulho simplesmente fascinante
   24/01/2007                                                        fonte: Brasil wiki

Para quem desconhece totalmente a sensação de mergulhar em águas marítimas - com todos os equipamentos necessários - e estar no mínimo a 13 metros de profundidade, desfrutando da visibilidade e sensação térmica de uma das melhores regiões para se mergulhar no País, Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, vale a pena conferir e marcar o quanto antes o seu "batismo". Você vai simplesmente não querer parar. Agora, aqueles que já dominam esse esporte e a cada dia buscam superar os desafios do mar, há também o compromisso e a conscientização para com o ambiente e a segurança.
O mergulho foi um dos primeiros esportes aquáticos de natureza que conquistou os brasileiros, assim como o surfe. Ele chegou no Brasil há 50 anos, com equipamentos rústicos trazidos pelos pilotos de companhias aéreas, oriundos dos Estados Unidos. Nos anos 1960, alguns brasileiros começaram a desbravar o terreno por aqui, depois vieram os cursos realizados no exterior e repassados aos mergulhadores brasileiros, que começaram a se formar instrutores e donos de escolas. E ai sucedeu a formação de aproximadamente 22 mil mergulhadores brasileiros.
Arraial do Cabo, localizada a 180km da capital carioca, é considerada uma região privilegiada pela natureza. Ao Norte, faz divisa com Cabo Frio; a Lagoa de Araruama, ao Sul; Leste com Oceano Atlântico; e a Oeste com o município de Araruama. Lá está localizada a ilha de Cabo Frio, o ponto extremo do litoral brasileiro na costa Sudeste. São 35km de praias de areias brancas e finas, ótimas para banhos, para a prática de esportes náuticos e, principalmente, do mergulho. Essa região é considerada um paraíso natural. Reúne algumas das mais belas paisagens do litoral brasileiro. São quilômetros e quilômetros de dunas, restingas, lagoas, praias e costas paradisíacas. Conta ainda com um clima extremamente favorável, temperatura média de 25 graus no verão e 17 e 23 no inverno, clima quente e úmido. Arraial do Cabo é considerada a capital do mergulho.
A sensação de mergulhar pela primeira vez é quase que indescritível, fica impossível reproduzir fielmente esse sentimento. O pré "batismo" (iniciação na qual o mergulhador iniciante desce ao mar juntamente com o instrutor, que durante todo o mergulho orienta e controla os equipamentos do iniciante), é acompanhado de muito "frio na barriga". Recebe-se as instruções básicas. Por exemplo, para o caso de a máscara encher de água, deve-se pressionar com o dedo indicador o centro da máscara. Com este procedimento, a água e expelida, proporcionando melhor visibilidade. Caso o equipamento responsável por proporcionar oxigênio ao mergulhador escape, a primeira coisa a fazer é manter a calma, colocá-lo novamente na boca e soprar para retirar a água que entrou. Um dos detalhes mais complexos e que deve ser levado em consideração rigorosamente é o processo de apnéia, que deve ser realizado através de uma série de exercícios, nos quais pressiona-se o oxigênio para fora, como se estivesse saindo pelos ouvidos. Dessa forma, os tímpanos são capazes de suportar a pressão marítima. Caso não seja seguido à risca o procedimento, existe o risco de danificação dos tímpanos.
Após duas tentativas, lá estávamos baixando metro por metro. O ambiente é de paz e harmonia com a natureza, você realmente se sente como parte dela. O som e o movimento do mar visto deste ângulo são de extrema serenidade e calma. Cardumes enormes são vistos, de peixes escuros, listrados, fluorescentes, até espécies raras como o "peixe sapo", que segundo o instrutor Paulo Lopes é extremamente difícil de ser encontrado. E por fim as fascinantes tartarugas, com sua habilidade e maneira suave de se movimentar nas águas geladas. Infelizmente não pude vê-las quando estava embaixo, somente pelo snorckel lá da superfície. O mergulho tem uma média de duração de 30 a 50 minutos, que é exatamente o tempo de duração da reserva de oxigênio que mantém o mergulhador abaixo da superfície. Meu mergulho foi de aproximadamente 48 minutos de pura emoção!
O pós-mergulho é fantástico. A sensação é literalmente de prazer. É claro que chega-se a um nível de exaustão devido ao grande esforço necessário por parte do corpo. A fome também é grande, e esse é o momento certo de comer algo e simplesmente relaxar, curtindo o passeio de barco de volta à praia. A sensação de mergulhar é realmente fantástica. Se você gosta de água e tem vontade, não deixe de fazer pelo menos o batismo. Você verá que simplesmente ficará fascinado. E não se esqueça: o êxito do seu mergulho dependerá diretamente da qualidade dos equipamentos que utiliza e da competência e seriedade da escola de mergulho.


      Últimas Notícias
  » Cabo Frio terá carnaval no Costa Azul Iate Clube
  » Cabo Free - Bloco de carnaval GLBT
  » Troca de comando no 28º BPM tem nova data
  » Cabo Frio promove torneio do marlin azul
  » Mergulho simplesmente fascinante
Mais Notícias  
..............................................................................................................
Google
 
Web www.cabofrio.com.br

Tempo




Publicidade

 
www.cabofrio.com.br ©2007