O Grupo Cabo Free, entidade que atua na defesa dos direitos dos cidadãos GLBT na cidade de Cabo frio – RJ, desfilará pela terceira vez na Orla da Praia do Forte com seu Bloco GLBT de música eletronica que no ano passado reuniu mais de 10 mil pessoas e foi eleito pela imprensa local como o melhor do Carnaval 2006. O grande diferencial do Bloco está no repertório, ao invés das tradicionais marchinhas ou sambas de enredo, o Trio elétrico é comandado por DJS de House music. – “ A música eletronica faz parte da cultura gay, quando Daniela Mercury inovou em Salvador foi vaiada ao inserir as batidas eletronicas em seu Trio, mas insistiu com a idéia que hoje é um grande sucesso no mundo inteiro. Aqui em Cabo Frio a experiencia foi bem recebida logo de cara.” Explica Mathias Lopes, Diretor Cultural da ONG.
O Bloco é uma extenção do trabalho da ONG que visa inserir o cidadão GLBT no contexto da sociedade e o Carnaval oferece uma grande oportunidade de interagir com as famílias, as senhoras, as crianças e os casais héteros que sempre prestigiam o desfile.
A concentração será na 2ª feira, dia 19, à partir das 14:00 h no Gayosque Bambú na Av. Litorãnea em Frente ao MC Donald’s, onde será montada uma passarela para as Drags desfilarem suas fantasias já ao som dos DJS, o desfile está previsto para iniciar às 16:00 h.
Além disso o Grupo foi convidado pela Escola de Samba Flor da Passagem para coordenar uma Ala no desfile de 2007. O Carnavalesco Jorge Caribé escolheu como tema a história das máscaras e fantasias e homenageará o universo Trans em uma ala só de ”montadas”. –“Vamos convidar a todos para deixarem as máscaras de lado e sairem dos armários” Declarou o Presidente do Grupo, Cláudio Lemos. A Escola é a terceira a desfilar no Domingo, por volta das 23:00 h, na Morada do Samba.
Durante todo o Carnaval o Grupo estará realizando, em parceria com a coordenação Municipal de DST/AIDS, uma campanha de prevenção distribuindo folders e preservativos nas Boites e na Praia. |